relógio

sábado, 26 de maio de 2012

O primeiro contato

Hoje o dia é de conhecer St. Petersburgo.

Acordamos cedo, mais ou menos 8:00h, tomamos um café da manhã, salsicha frita, pão de forma e café.
Tirei algumas fotos da vista da janela do nosso quarto no hostel Tolstoi.



 
Preparamos as tralhas, mapas, guias e saímos do hostel em direção à estação de metrô. O metrô é bem ao lado do hostel, uns 100 metros. Como já estamos craques em metrôs russos, não tivemos dificuldades. Compramos os tickets e lá fomos nós, escadaria rolante a baixo. Os metrôs daqui são bem profundos. Antes, tiramos uma foto de uma estátua que tem aqui, bem pertinho do hostel e de um Mc Donald´s café pois estava bem bonitinho.





Descemos na estação onde decidimos começar o nosso roteiro, seguimos, à princípio, a indicação do guia Publifolha, mas em pouco tempo fizemos o nosso próprio roteiro. Até porque, é mais ou menos assim: você chega ao lugar indicado no guia, visita-o, olha para o lado e tem outra coisa mais bonita ainda que fica a alguns metros apenas. Daí, vai até lá e outro monumento chama atenção mais alguns metros depois. St. Petesburgo é assim.... Quando damos conta, já estamos bem longe da indicação do guia.

Começamos visitando uma mesquita muito bonita.



Ali bem próximo também havia uma caravela, estacionada, servindo de restaurante e uma ponte muito bonita.




Prédios imponentes, o forte de São Paulo e São Pedro, a catedral de mesmo nome dentro dele, o museu de artilharia, tudo aqui é muito lindo. Não foi à toa que nos recomendaram para deixar a visita à St. Petersburgo por último. Caso contrário, todo o resto perderia a graça, aqui é o must dos musts da Rússia.






Andamos muito, muito mesmo. Tiramos muitas fotos, só hoje foram 338 fotos. É claro que não vai dar para colocar todas aqui, mas ao chegar ao Brasil eu organizo em álbuns no Picasa e compartilho com quem quiser.

Célia resolveu comprar umas castanhas em uma barraquinha dentro do forte, registrei pois a barraquinha era bem bonitinha.



Próximo ao forte de são Paulo e São Pedro, estava acontecendo uma feira de carros, tinha carros modificados, potentes, com pinturas especiais, carros antigos, motos, etc.




Comemos um pastel típico da Rússia em uma barraquinha. Não me lembro o nome, mas na foto dá para ver. Vimos outra caravela estacionada, e também era um restaurante. Se vê muitos artistas pelas ruas da cidade.





Como amanhã, dia 27 de maio, é aniversário da cidade, ela está toda enfeitada, com bandeiras da Rússia por todos os lados, faixas, mapas dos acontecimentos. E são muitos, em todos os bairros vai haver algum evento, show de rock, dança, apresentações, brincadeiras, etc.

Continuamos a caminhada, atravessamos várias pontes, aliás, St. Petersburgo tem 800 pontes. É uma cidade rodeada de canais, tanto que é conhecida como a Veneza russa.





Um comentário:

  1. Essa cidade é bem bonita sim.....e amanha tb faz aniversario o avô Antonio...90 anos.Parabéns para ele, e bjos p/ vcs.LF

    ResponderExcluir

Resumo de postagens