relógio

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O aniversário

Como já sabíamos, meu aniversário seria comemorado em cima dos trilhos da transiberiana. Assim que abri os olhos, no dia 22 de maio, Célia começou a cantar happy birthday to you, em russo, kkkk, brincadeira. Pegou um bolo que ela havia comprado no Produkt, o isqueiro da Maeli, socou o isqueiro em cima do bolo e eu apaguei-o assoprando feito velinha de aniversário.



Fiquei o dia todo à base de água, foram uns 4 litros fácil. O calor na cabine era enorme, a cada minuto que nos aproximávamos de Vladivostok, apesar do comissário abrir as janelas do corredor, o calor aumentava, havia um sol enorme lá fora. O consolo foi tomar um banho de tolhinhas umedecidas, ajudou bastante a refrescar.


 As comissárias e comissários do trem a todo momento vinham me perguntar se eu estava bem, se minha cabeça doía muito, se eu queria remédio para dor de cabeça, etc. Eu estava bem, de ressaca, sim, mas sem dor de cabeça. As vodkas daqui são boas! rsrs.

Fizemos várias paradas e tiramos fotos das estações e da vista da janela.









Fomos ao restaurante. Desta vez, não para beber, mas para comer algo especial de aniversário. Sentamos na mesa e novamente a dificuldade da língua. Apesar de eu conseguir ler o alfabeto cirílico, muitas, ou melhor, a maioria das palavras não fazia sentido. Só consegui decifrar maionese, vinho e piva (cerveja). Não era suficiente para a ocasião...

Célia saiu de mesa em mesa perguntando se alguém falava inglês. Negativo, nada de inglês. Pedi uma coca-cola, Célia pediu uma cerveja. Era o que conseguíamos... Ficamos ali vendo o cardápio e tentando decifrar algo, rindo de nós mesmos.

O casal que teve aquela briguinha no dia anterior, adentrou o vagão restaurante e se sentou à mesa ao nosso lado. Eles eram atores de teatro, franceses, estavam indo para Vladivostok para uma conferência, após participar de uma turnê pela Rússia. Perceberam a nossa dificuldade, e como eles também têm dificuldade com a língua, nos ofereceram ajuda. O rapaz tinha várias anotações sobre comida, nome de carne de porco, carne de vaca, galinha, batata, etc, tudo traduzido de francês para russo.

O rapaz nos indicou no cardápio o que era carne de vaca, pois queríamos bife. Pedimos bife com batatas fritas e uma salada cada um. Estava muito gostoso.




Com o sol se pondo, mais ou menos umas 22:00h, tentei tirar algumas fotos, mas pela janela do trem em movimento é um pouco difícil. Fomos para a cabine nanar.




Um comentário:

  1. Parabéns....mais uma vez.Estou feliz por vcs, e tb por ter novamente fotos vossas no blog.Parabéns tb pela categoria do blog...nota1000. LF

    ResponderExcluir

Resumo de postagens