relógio

sábado, 12 de maio de 2012

Europa Ásia

Após o museu, nos dirigimos para a estação rodoviária. Logo em frente ao museu, do outro lado da rua, avistamos uma igrejinha muito bonitinha, parecia que tinha acabado de ser pintada. Tiramos algumas fotos.



Ao chegar na rodoviária, fui logo perguntar onde poderíamos comprar os tickets para Pervouralsk. Perguntei a uma guarda policial. Mostrei a anotação com o nome da cidade e disse: "ieuvropa ásia monument". Ela entendeu sobre o monumento, só não entendeu o que eu estava querendo. Então eu disse: "biliet bus kassa" (bilheteria para comprar passagens em russo), ela apontou a direção e para lá nos dirigimos.

Peguntei a um garoto que estava sentado em um banco: "do you speak english?". Ele balançou a cabeça negativando a minha questão. O garoto era sério, sem a mínima vontade de ajudar, sem simpatia nenhuma. Às vezes a gente fica meio nervoso com este povo sério demais, mas já estamos aprendendo a lidar com isso, no fundo no fundo, eles são gente boa. Eu disse spacibo e me dirigi às bilheterias. perguntei à moça do caixa da mesma forma que havia perguntado à policial, mas desta vez, adicionei o quanto custa em mímica mundial, esfregando os dedos indicador e polegar. Além deste plus, adicionei a palavra Dvá (dois em russo), já não precisei mostrar dois dedos. A moça do caixa emitiu os bilhetes e seguimos para as plataformas, chamados de "port" aqui. O problema é que não sabíamos identificar em qual "port" chegaria nosso ônibus.

Perguntei a 3 rapazes que estavam na plataforma: "do you speak english?" Um olhou para o outro e dois deles apontaram para um terceiro, o mais novo deles. O rapaz riu, pegou o meu bilhete, leu e disse que era no portão 1, eles nos acompanharam até o portão 1.

O ônibus de número 150 para Pervouralsk já estava parado lá. Uma senhora, acho que era tipo a comandante das plataformas, pegou nossos bilhetes e rasgou na pontinha, enquanto isso, eu dizia: "ieuvropa ásia". Ela entendeu e nos explicou em mímica e falando em russo, como chegar no monumento. Seria no ônibus número 150 mas não aquele que ali estava, o nosso chegaria em 15 minutos. Ela explicou também que deveríamos dizer ao motorista do ônibus que precisávamos descer no monumento Europa Ásia, depois que deveríamos andar por um caminho uns 200m, até chegar ao monumento. Tudo batia com o que Sergey tinha nos dito no trem.

A comandante das plataformas foi muito gentil conosco, ela mesmo disse ao motorista onde queríamos descer. Entramos no ônibus e sentamos nos primeiros bancos atrás do motorista. Quando o ônibus começou a sair, fui ao lado do motorista e disse: "ieuvropa ásia". Ele respondeu: "dá dá dá" (sim, sim, sim) e mais umas coisas em russo e acenou com a mão como quem dizia: "eu já sei cacete, senta lá e fica frio". Acho mesmo que ele disse isso.

Chegamos ao monumentinho Europa Ásia. Sim, digo monumentinho porquê tem dois monumentos originais Europa Ásia. Existe inclusive, um terceiro monumento Europa Ásia "fake", ele foi construído bem próximo à Yekaterinburgo justamente pela distãncia, o original fica a 37km da cidade.

Ronaldo na Europa, Célia na Ásia





Andamos os mais ou menos 200m pelo caminho explicado, pelo meio de uma floresta de pinheiros, muito bonito. Lá em cima estava o monumento Europa Ásia. Tiramos várias fotos, com um pé de cada lado dos territórios, com os olhos espichados na Ásia, com frio na Europa, Célia em um território e eu em outro, etc.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resumo de postagens