relógio

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Rumo a Ulan Ude de Platskart

Dia 18 de maio, acordamos às 4:30 da matina. Deixamos tudo arrumado na noite anterior, nosso taxi veio nos buscar às 5:00h.

Nos despedimos do hostel de Irkutsk, entramos no taxi e fomos para a estação ferroviária.

1Cº era o frio que fazia no momento em que chegamos à estação. Fumei um cigarrinho e entramos, dentro da estação, marcava 21Cº. Fui comprar um café para esquentar um pouco o corpo, tomamos o café e ficamos esperando o horário do trem, faltava 1 hora para sua chegada. Resolvi sair e fumar outro cigarrinho, o termômetro na rua marcava agora, 0Cº. Sibéria, GELAAAAAAAAAADA!









Desta vez, utilizamos a 3ª classe dos trens russos, o chamado platskart. É um vagão onde não existe cabines, todas as camas são dispostas por todo o vagão. Eu achei muito bom, é certo que não se tem privacidade, o luxo é bem menor, mas para uma viagem de 9 horas está bom demais.





Pouco tempo depois de sairmos de Irkutsk, tomamos um café e comemos umas fatias de pão com manteiga no trem. As nossas camas ficavam uma em cima da outra, porém, do outro lado não havia ninguém, então ficamos com aquela parte toda só para nós. 2 camas de um lado, uma em cima da outra e 2 camas do outro lado da mesma forma, com uma mesinha no meio. Nosso café foi feito ali, como nos trens anteriores, só que, podemos dizer, que esta era uma cabine sem portas.





Resolvi tirar um cochilo depois do café, Célia já tinha dormido um pouco. De repente, sinto uns cotucões na minha perna, abro os olhos e vejo Célia correndo para a janela da outra lateral do trem, era o lago Baikal que nos fazia companhia. Ele nos acompanhou por umas 4 horas de viagem. De um lado, o lago. Do outro, montanhas com suas partes mais altas cheias de neve. Havia neve em alguns trechos, mesmo na parte baixa, ao lado do trem. Alguns riachos com partes congeladas, pastos, rios, morros, enfim, a paisagem era linda. A mais bonita paisagem da transiberiana até agora.









Chegamos em Ulan Ude, a viagem foi muito tranquila e conseguimos descansar um pouco no trem. Ao descermos na estação de Ulan Ude, estava frio, não tanto quanto na madrugada de irkutsk. Tiramos algumas fotos da estação, pegamos um taxi e fomos para o hostel.





Ao chegar no hostel, uma casa feita toda de toras de madeira e bastante simples mas muito aconchegante, a mãe de Yasha nos recebeu. Yasha é o rapaz com quem tratei por email a reserva no hostel,. O nome de sua mãe é Svetlana, a terceira Svetlana que encontramos pela nossa trip, portanto, podemos chamá-la de Svetlana 3ª. Muito simpática, receptiva e, o melhor, fala ingês. Nos recepcionaram também, 2 sabacas (cão em russo), um deles bastante simpático, o outro, simpático também mas muito medroso, talvez por não ter os olhos, nasceu assim, segundo Svetlana.






Svetlana nos apresentou o hostel, muito bacana por dentro, nos mostrou o quarto, cozinha e banheiro.O que achei bem legal, é que é tudo de madeira. tem uma sala boa na parte de cima, com uma grande tv de plasma e uma guitarra pendurada, Yasha sabe tocar, tem também um piano na cozinha mas está quebrado.

Yasha deve retornar de irkutsk hoje, possivelmente o conheceremos.

Agora iremos comer alguma coisa e vamos bater perna pela cidade, mais tarde posto mais.

Um comentário:

  1. Fantastico, deslumbrante, maravilhoso.Continuação de boa viagem.....estou sempre por perto, acompanhando vossa viagem.Bjo

    ResponderExcluir

Resumo de postagens